OS DESAFIOS DA REGULAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO NACIONAL

Oficina de diálogo em regulação

Oficina de diálogo em regulação: Participação social na prevenção e solução de conflitos

OBJETIVOS

PÚBLICO-ALVO

Servidores das agências reguladoras; servidores públicos dos três poderes e esferas federal, estadual e municipal; empregados e colaboradores de empresas de serviços públicos regulados e demais interessados.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Comunicação e regulação: a importância da linguagem na ampliação da participação social no ambiente regulatório.
  2. Formas de linguagem e de comunicação que buscam aproximar a população da gestão pública.
  3. Ferramentas para aprimorar a participação social.
  4. Diálogo: elemento integrante e essencial para concretizar os instrumentos de participação social e seu papel na prevenção e solução de conflitos.
  5. Diálogo e debate: diferentes formas de comunicação e as consequências para a atividade regulatória.
  6. Oficina prática de sensibilização para a adoção do diálogo como instrumento essencial de participação social para prevenção e solução de conflitos.

MODALIDADE

Presencial, no XIII Congresso Brasileiro de Regulação e ExpoAbar, São Paulo/SP. Centro de Convenções Frei Caneca.

DATA/HORÁRIO

CARGA HORARIA

INSCRIÇÃO

INSCRIÇÕES POR EMAIL: inscricoes@abar.org.br ou

CERTIFICADO

O certificado será emitido pela Associação Brasileira de Agências Reguladoras – ABAR.

INSTRUTORAS

Samira Bevilaqua: Pesquisadora Sênior em assuntos políticos, sociais, ambientais, de mercado e em áreas de conflitos. Atuou por 23 anos na Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp). Sólida atuação na interface com poder público (executivo e legislativo, nos âmbitos municipal, estadual e federal), com instituições da sociedade civil, bem como no relacionamento com usuários de serviços regulados. Ocupou cargos de gestão: Superintendente de Relações Institucionais; Ouvidora; Gerente do Serviço de Atendimento aos Usuários; Gerente de Comunicação Social. É Mestre em Antropologia Social (USP), Especialista em Pesquisa de Mercado em Comunicações (USP), Graduada em Ciências Sociais (UFBA), Especialização em Regulatory Delivery (Florence School of Regulation). Sócia Fundadora da Mira Consultoria e Pesquisa.

Samira Iasbeck: Mediadora de Conflitos há mais de 20 anos, Consultora Jurídica em Meio Ambiente, Reguladora de Serviços Públicos da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa); Especialista em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Especialização em Regulatory Delivery (Florence School of Regulation). Mestra em Ciência Ambiental, pela Universidade de São Paulo (USP); Membro Consultora da Comissão Especial de Mediação e Conciliação do Conselho Federal da OAB/Gestão 2016-2019. Integrante e co fundadora do Grupo Avançado de Mediadores Institucionais (GAMEI); autora de vários artigos e Livros dentre eles, “Mediação de Conflitos Ambientais- A governança da água no Brasil.” de 2022. Instrutora da Escola de Governo do Distrito Federal – EGOV, Professora Convidada da Fundação Dom Cabral – FDC.

Informações

Newsletter

Fique por dentro de todas as informações do XIII Congresso Brasileiro de Regulação.

Ao se inscrever na nossa Newsletter você aceita receber informações da ABAR e do Congresso Brasileiro de Regulação

Ultimas Postagens

Faça sua inscrição na Oficina de diálogo em regulação: Participação social na prevenção e solução de conflitos

Mais informações no e-mail: inscricoes@abar.org.br