Maior evento da regulação do País vai movimentar economia do Paraná

Congresso destaca concessão inédita, contratos díspares e tecnologia
21 de outubro de 2021
Mídia repercute realização do Congresso ABAR em Foz do Iguaçu
22 de outubro de 2021

Maior evento da regulação do País vai movimentar economia do Paraná

A cidade paranaense de Foz do Iguaçu sediará, em novembro, o XII Congresso Brasileiro de Regulação e 6a. Expo ABAR, que deve reunir 1 mil pessoas, do Brasil e do exterior, entre os dias 10 e 12. Debates são estratégicos para o Estado, que projeta novos negócios na área de concessões.

Foz do Iguaçu será, no mês de novembro, a principal referência no debate sobre regulação e novas concessões no País. Nos dias 10, 11 e 12 de novembro, a cidade sediará o XII Congresso Brasileiro de Regulação e 6a. Expo ABAR, que reunirá as principais agências reguladoras do Brasil e é o maior do gênero da América do Sul. O evento, promovido pela ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação), trará impactos positivos para o setor hoteleiro e do comércio da região de Foz do Iguaçu, além de potencializar a área do turismo.

O Congresso, que nesta edição terá como tema principal “O Papel da Regulação e o Desenvolvimento Sustentável do Brasil”, deve receber cerca de 1 mil pessoas, do Brasil e do exterior, seguindo rigorosos protocolos de segurança sanitária e distanciamento.

De acordo com a diretora de Administração e Finanças da Agência Reguladora do Paraná (Agepar) e diretora da ABAR, Daniela Janaína Miranda, que é uma das dirigentes à frente da organização do evento, o Congresso é estratégico para o Estado do Paraná, visando à projeção de novos negócios na área de concessões.

EVENTO TERÁ IMPORTÂNCIA HISTÓRICA

“Nosso estado é conhecido por sua essência regulatória, tanto na área de energia como na de infraestrutura”, diz Daniela. “Sermos os anfitriões deste evento significa, para nós, fortalecer o setor de regulação e a oportunidade de mostrar nosso diferencial para a instalação de novas concessões.”

É a primeira vez que o Paraná sedia o evento que, por isso, terá importância histórica, avalia Daniela. “O Estado está debatendo mudanças na sua legislação voltada às concessões e poderá apresentar o novo modelo a todo o Brasil”.

Congresso de turismo

A diretora lembra que a edição deste ano abrigará dois importantes eventos internacionais: o FIAR (Forum Ibero-americano de Regulação), realizado pela Aderasa (Asociación de Entes Reguladores de Agua Potable y Saneamiento de las Américas), no dia 9 de novembro; e o Ersan (Encontro dos Entes Reguladores dos Serviços de Saneamento Básico e Recursos Hídricos dos Países Ibero-americanos e da Comunidade de Língua Portuguesa), organizado por um conjunto de instituições, entre elas a Ersara (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores), no dia 11.

“Isso significa que Foz do Iguaçu receberá visitantes de diferentes países da América Latina e da Europa, além de todo o Brasil. Oportunidade ímpar, desde o início da pandemia, para o fortalecimento da economia local”, ressalta Daniela.

Outro fator que pode representar impacto positivo na economia do Paraná é a realização, em paralelo ao Congresso, da 6ª edição da Expo ABAR. Trata-se de espaço destinado à exposição institucional dos participantes do evento, que tem como objetivo a troca de experiências e o desenvolvimento de novos projetos.

DEBATES SOBRE TODOS OS SETORES REGULADOS

O XII Congresso Brasileiro de Regulação reunirá representantes das agências, concessionárias e prestadoras de serviços públicos, especialistas em regulação, acadêmicos, representantes da sociedade civil e profissionais e estudantes de áreas como Direito, Economia, Contabilidade e Engenharias.

A programação dos três dias do evento inclui a apresentação de trabalhos técnicos pela manhã e a realização de painéis, mesas redondas e debates temáticos durante a tarde, em todos os segmentos regulados: petróleo e gás; transportes e logística; energia; saneamento básico; recursos hídricos e saúde; aspectos jurídicos e institucionais, governança e controle social.

SERVIÇO

  • XII Congresso Brasileiro de Regulação e 6ª Expo ABAR – “O papel da regulação e o desenvolvimento sustentável do Brasil”
  • Data: 10, 11 e 12 de novembro de 2021
  • Local: Rafain Palace Hotel & Convention Center, Foz do Iguaçu (PR)

Saiba tudo sobre o Congresso e inscreva-se

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com