• Home
  • /
  • Page

ABAR INICIA ORGANIZAÇÃO DO X CONGRESSO DE REGULAÇÃO

A cada dois anos a ABAR realiza o Congresso Brasileiro de Regulação. O evento é constituído em um ponto culminante das atividades da associação: a regulação. É um momento em que se discute com mais profundidade a evolução da atividade regulatória brasileira, na busca do aperfeiçoamento. É considerado o mais importante evento de regulação do país.

TRÊS ÚLTIMOS CONGRESSOS BRASILEIRO DE REGULAÇÃO

O VII Congresso Brasileiro de Regulação foi realizado em Brasília, de 20 a 23 de setembro de 2011, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A ADASA (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF) foi a organizadora do evento. O tema principal foi “Regulação: modelo sustentável de fazer o futuro”. O evento tratou da percepção das mídias, dos formadores de opinião e da sociedade em geral quanto à contribuição das agências no processo de crescimento econômico e a importância do seu papel estratégico no país. O congresso deu lugar para a realização do 1º Expo/ABAR, um verdadeiro divisor na regulação, capaz de inaugurar o patamar de qualidade e diálogo entre a sociedade e as instituições reguladoras. O Expo/ABAR foi concebido para ser a grande ferramenta de visibilidade do universo regulatório na sociedade brasileira. No espaço, agências reguladoras e empresas reguladas mostram à sociedade o significado e a dimensão de suas contribuições para o desenvolvimento nacional. O espaço é reservado para convício, interação e troca de contribuições entre agentes reguladores e regulados, representantes do Poder Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e outros segmentos que interagem com o setor da regulação.

O VIII Congresso Brasileiro de Regulação foi realizado em Fortaleza-SC, de 19 a 23 de agosto de 2013, no Centro de Eventos do Ceará. O congresso foi organizado pela ARCE (Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará). O tema principal foi “Regulação: para uma vida com mais qualidade”. O objetivo é gerar reflexão sobre o impacto da regulação na melhoria da qualidade de vida da população. Em paralelo ao evento aconteceu a 2ª Expo/ABAR. A mostra de infraestrutura e indústria regulada foi aberta ao público e a sociedade. A Expo/ABAR tornou-se um espaço privilegiado para interação entre atores envolvidos com temas regulatórios e os visitantes.

O IX Congresso Brasileiro de Regulação foi realizado nos dias de 17 a 20 de agosto de 2015, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). O tema principal foi “Regulação e qualidade na gestão”. O tema tratou da qualidade na gestão, os efeitos da regulação, impacto regulatório e os instrumentos e ações capazes de colaborar com a atividade regulatória. Também foi discutido como este processo contribuiu para se alcançar uma gestão cuja qualidade traga eficácia e satisfação.